quinta-feira, 29 de setembro de 2011

2ª versão do mapa conceitual

Fontes de pesquisa


http://www.portalsaofrancisco.com.br
http://www.achetudoregiao.com.br
http://www.coceducacao.com.br
http://www.infroescola.com.br
http://www.ribeiraneiva.com.br
http://www.pedalnaestrada.com.br
http://www.pt.wikepedia.com.br
http://www.petfriends.com.br

http://www.aquabiotech.tripod.com.br
http://www.portaldascuriosidades.com.br
http://www.unisinos.com.br
http://www.ruralnews.com.br

http://www.wikipedia.com.br

Primeiros socorros em caso de picada


Em primeiro lugar é preciso acalmar a vítima, em seguida, levar a pessoa no hospital ou um posto de saúde mais próximo, mas antes de leva-lá é recomendável o uso de torniquete em cima da picada e fazer um pequeno corte no local e retirar um pouco de sangue para extrair o veneno.
Sintomas:
Dor no local e inflamação, desibilidade, problemas de visão, pulso acelerado e respiração dificultosa, náuseas e vômitos, hemorragias...

Produção do soro antiofídico




A produção do soro antiofídico é feito pela inoculação do veneno das serpentes em cavalos, que produzem anticorpos para anular o efeito de toxinas do veneno da cobra. Existem vários soros específicos para cada espécie de cobra. O anticorpo produzido é chamado Gamaglobulina e esse soro deve ser usado com o dosagem controlada.

Vida em média das cobras


Geralmente as cobras vivem em média de vinte á trinta anos. Dependendo de cada espécie; exemplo: A Naja vive em torno de 25 anos em média.

Troca de pele


As cobras trocam de pele todos os meses ou de um á cinco vezes no ano. Isso varia de acordo com a espécie, idade, sua alimentação, umidade e temperatura do corpo. As cobras só trocam de pele quando ela está arranhada e com a pele muito gasta por uma pele limpa, com cores vivas e desenhos.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Cobras venenosa e não venenosas


As cobras venenosas mais conhecidas são: Surucucu, Cascavel, Jararaca e Corais elas possuem a cabeça triangular, corpo coberto de escamas, pupila vertical em forma de fenda, escamas ásperas, cauda curta, são noturnas, lerdas e vagarosas. E as cobras não venenosas mais conhecidas são: Jibóia, Sucuris, Corais Falsas, Caninanas e Muçuranas elas possuem a cabeça arredondada, grandes escamas formando placas e são achatadas e lisas, pupila redonda, são diurnas, espertas e muito ágeis.

Diferença de Cobras e Serpentes


Os dois termos são utilizados no Brasil, mas no resto do mundo é utilizado o termo "serpente", pois é mais correto e também para evitar desentendimentos e confusões. Cobra é utilizado para um tipo de serpente, as Najas da África e Ásia e a serpente para designar as demais.

Habitat das Cobras



Geralmente as cobras vivem em ambientes aquáticos ou terrestres, sobre árvores e solos úmidos. São encontrados mais próximo em cultivações e habitações humanas, em ambientes quentes, frios e temperados.

1ª versão do mapa conceitual