quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Fontes de pesquisas

http://www.wikipedia.com
http://www.cbmm.com.br
http://www.tribunadaimpresa.com.br
http://www.niobiodobrasil.com
http://www.nautilus.fis.com
http://www.patentes.com
http://www.mundoestranho.abril.com
http://niobiodobrasil.blogspot.com.br
http://afondogabrielcaic.blogspot.com

Como foi descoberto o nióbio?


O nióbio foi descoberto por Charles Hatchett em 1801. Hatchett encontrou o elemento no mineral columbita enviado para Inglaterra em torno de 1750 por John Winthrop. Devido a semelhança, havia uma grande confusão entre os elementos nióbio e o tântalo que só foi resolvido em 1846 por Heinrich Rose e Jean que redescobriram o elemento. Desconhecendo o trabalho de Hatchett Since denominou o elemento de nióbio.


O que é CBMM?



A CBMM é uma empresa de Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração. É uma empresa nacional que extrai, processa, fábrica e comercializa produtos à base de nióbio. A CBMM é a única produtora de nióbio com presença em todos os segmentos do mercado. Com subdiárias na Europa, Ásia e na América do Norte.

Como é o processamento do nióbio?


                  O processo do nióbio passa por várias etapas, veja:

1. Lavra: deve ser feita com escavadeiras, tratores que raspam a rocha quando o minério se encontra longe da superfície. 

2. Transporte: para levar o minério até a usina, onde ele será preparado para a venda, existem os caminhões fora-de-estrada. 

3. Estéril: o minério é empilhado em alguma área próxima à mina, com cuidados para causar o mínimo impacto ambiental.

4. Britagem: o minério bruto chega à usina em grandes blocos, que são quebrados em máquinas de britagem. São várias etapas de quebra-quebra, que esmagam os pedaços de minério até eles ficarem com cerca de 2 centímetros de diâmetro, o tamanho adequado para a separação.

5. Separação: conforme o minério vai saindo da máquina de britagem, ele cai em uma peneira com varias telas que libera a passagem dos pedaços de até 2 centímetros e lança os maiores de volta à britadeira. O peneiramento é feito com jatos de água, que ajudam a escoar os restos de terra ligados aos pedaços de ferro.

6. Concentração: uma parte do minério fica tão fina que se confunde com os grãos de areia misturados ao material bruto. Para recolher essa parte, costuma-se empregar um separador magnético, que usa ímãs para agarrar o pó de ferro, enquanto a areia vai embora com a água.

7. Reciclagem de água: toda a água usada para limpar o minério é recolhida no fim do processo num reservatório profundo, enterrado no solo. A areia e a lama, mais pesadas, se acumulam no fundo do reservatório e a água, livre das impurezas, é bombeada para uma barragem, que reabastece todo o processo. Assim, 70% a 80% da água usada na mina é reciclada.

8. Empilhamento: depois de limpo, peneirado e separado por tamanho, o minério em grãos segue para as empilhadeiras. Como o nome sugere, uma máquina com pás gigantes vai descarregando o minério em pilhas, até formar uma verdadeira montanha de armazenagem.

9. Transporte por ferrovia: quando chega a hora de embarcar, as pilhas de minério são transferidas para os vagões de trem, que transportam as toneladas do produto até o porto mais próximo, de onde ele segue em navios para os compradores. As ferrovias são o único meio viável para fazer esse transporte.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Quais produtos que utilizam o nióbio?


O nióbio é utilizado em ligas de metais, tubos transportadores de água e petróleo, revestidor nuclear, motores de jatos, jóias, piercings, soldas elétricas, catalisador, turbinas de aviões e subconjuntos de foguetes.